Saúde

10 municípios da Região Central têm infestação do mosquito Aedes aegypti

"

Dos 32 municípios da Região Central, 10 são considerados com infestação do mosquito Aedes aegypti. A informação foi confirmada pelo delegado titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Moacir Alves.

Agentes de saúde e militares percorrem bairro JK para mapeamento contra mosquito da dengue

As cidades são: Capão do Cipó, Itacuribi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Nova Esperança do Sul, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São Sepé e Unistalda. Os 38 agentes de saúde da 4ª CRS trabalham no planejamento de capacitação de profissionais desses municípios, que recebem prioridade no combate ao mosquito.

Em Cacequi, onde foi confirmado o primeiro caso de dengue na Região Central em 2016, o mutirão deve acontecer apenas em março. O morador contraiu a doença em Mato Grosso, mas, mesmo assim, há o estado de alerta. Agentes de saúde vão visitar mensalmente as 5,6 mil residências da zona urbana do município.

Em Santa Maria, militares ajudam no combate aos focos do mosquito. Três bairros têm prioridade: Juscelino Kubitschek, que já recebeu mapeamento; e Nossa Senhora da Medianeira e Nossa Senhora de Lourdes, que devem receber mapeamento nesta semana.

Leia outras notícias sobre dengue

O objetivo é organizar a logística para o mutirão e saber, por exemplo, que tipo de materiais precisarão ser recolhidos, quantos caminhões serão empregados para a retirada de entulhos e para onde serão levados e quais empresas irão recebê-los. O mutirão deve acontecer em fevereiro.

Em Caçapava do Sul, a prefeitura conta com o apoio de sete indústrias de calcário que emprestaram máquinas para fazer mutirões de limpeza. São 17 mil residências na zona urbana, totalizando 23 bairros. A ação segue nesta terça-feira  e deve terminar até o final da semana.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Três anos após tragédia da Kiss, bombeiros testam novo sistema de PPCI

Próximo

União autoriza saque do FGTS para afetados por granizo em Santiago

Geral